quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O futuro da web 2.0 para Luc Marie Quoniam


Na sessão plenária do 14º CIEAD a professora Marta Maia (FAAP) mediou a palestra do professor francês Luc Marie Quoniam. Ele apresentou, por web-conferência, em bom português, a evolução da web 2.0 e o poder das comunidades virtuais.

Para o professor Luc Marie existe um paradigma na história humana que modifica o comportamento da sociedade. “Antigamente a população levava anos para aprender algo novo. Hoje em dia, levamos apenas datas!”. As mudanças, segundo o professor, acontecem pelos diversos inventos humanos e avanços tecnológicos.

Na palestra, Luc Marie destacou que a web 2.0 é o mais importante jeito de estabelecer contato. “Passamos da época em que comunicação era de forma unitária. O conteúdo passou a ser elaborado em conjunto” disse. Mesmo assim, o professor acredita que em 2010 a web 2.0, terá se transformado em 3.0 e 4.0, para depois acabar.

Para o professor existirá um sistema de computador unicamente baseado na web, substituindo a denominada web 2.0. No futuro, segundo Luc Marie, existirão analfabetos digitais, aqueles que não utilizarão a tecnologia. Os motivos incluem a falta de interesse em aprender.

No final da palestra, Luc Marie destacou o poder das comunidades virtuais. Para ele, o conjunto de pessoas cadastradas, por exemplo, My Space, se equivale ou supera a população de um país. “Esses casos são relevantes para a sociedade atual” conclui.

0 comentários: