segunda-feira, 25 de maio de 2009

Designs distintos de EaD para públicos-alvo diferentes

Cada tipo de público requer um tipo específico de comunicação para que o precesso de aprendizagem seja eficiente. Este é o tema da atividade “Design de atividades de aprendizagem na EaD”, coordenada por Antônio Simão Neto, do Instituto Interfaces, que se dá de modo assíncrono, no 7º Seminário Nacional da Associação Brasileira de Ensino à Distância (Abed).

No curso se pretende abrir a cabeça dos professores de EaD para não repetir o esquema tradicionalista de ensino de aulas expositivas, típicas do ensino presencial. É preciso abordar novas tecnologias e jeitos de se comunicar com cada grupo de alunos.

“A metodologia a ser apresentada envolve a criação e a elaboração de atividades de incentivo e suporte à aprendizagem significativa. Privilegia as ações que os alunos realizam durante sua rota de aprendizagem, deslocando o foco da mera transmissão de “conteúdos” para o fazer e o pensar integrados, tal como propostos por pensadores como Vygotsky, Dewey, Frenet, Freire, Ausubel e muitos outros. O conceito de design aqui adotado vem da Semiótica Social (Kress e van Leeuven)”, explica Simão.

A atividade se dá no ambiente MOODLE. Para participar cadastre-se no site http://www.simillimus.com.br/abed/ava .

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