terça-feira, 26 de maio de 2009

É possível ter socialidade em Educação a Distância?

Essa foi uma das indagações que levaram a professora Jucimara Roeles a realização da sua pesquisa de doutorado que tem o tema “Comunicação e Sociabilidade na Educação On-line. Na educação on-line os alunos vivenciam um contexto cibercultural em que preponderam interações mediatizadas pelo universo institucional (ou seja, o aluno na grande maioria das vezes não escolhe os seus pares, os alunos são divididos em grupos, turmas, salas que terão muitas vezes professores diferenciados), porém quando estes alunos se matriculam na Universidade Virtual passam a compor um agrupamento de pessoas que se relacionam a partir de uma rede de contatos previamente disponibilizada pela instituição,mas que durante seu percurso universitário, constituem novos subgrupos para socializações em espaços virtuais paralelos, de acordo com as afinidades, com os interesses e com as identificações em projetos o que vai com o tempo superar a relação formal e institucional.
Esse socialidade vai se utilizar dos dispositivos comunicacionais disponíveis como Chat, fórum, listas, youtube, dispositivos móveis, uma vez que o aluno vai buscar links para estabelecer os relacionamentos. De acordo com a Profa Jucimara não há como dissociar Comunicação da Educação a Distância.

Para saber mais sobre o tema leia sua tese de doutorado disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1694

0 comentários: