A palestra da Profª Patrícia Alejandra Behar foi um sucesso, atingiu 95 participantes !
Demonstrou que os Objetos de Aprendizagem apoiam a aprendizagem presencial, semipresencial e a distância.
Existem muitos termos em relação a esta aprendizagem, podem ser objetos instrucionais que são mais fechados, podem ser de exploração em que o aluno pode criar.
A construção de objeto de objeto de aprendizagem possui 4 etapas:
1) Concepção do objeto – idéia inicial, delimitação da equipe e do conteúdo, caracterização,
e objetivos pedagógicos;
2) Planificação – Planejamento do objeto, que também podem usar mapas conceituais que é com o software Cmap Tools. Há aspectos a serem considerados na criação de objetos de aprendizagem, tais como: características dos usuários, planejamento da interface gráfica com apoio de especialista para torná-lo mais atrativo.
Existem muitos termos em relação a esta aprendizagem, podem ser objetos instrucionais que são mais fechados, podem ser de exploração em que o aluno pode criar.
A construção de objeto de objeto de aprendizagem possui 4 etapas:
1) Concepção do objeto – idéia inicial, delimitação da equipe e do conteúdo, caracterização,
e objetivos pedagógicos;
2) Planificação – Planejamento do objeto, que também podem usar mapas conceituais que é com o software Cmap Tools. Há aspectos a serem considerados na criação de objetos de aprendizagem, tais como: características dos usuários, planejamento da interface gráfica com apoio de especialista para torná-lo mais atrativo.
3) Implementação – parte prática de tudo que foi planejado
4) Avaliação – fase de teste, feedback com comunidade acadêmica.
Apresentou alguns modelos de Objetos de Aprendizagem.
4) Avaliação – fase de teste, feedback com comunidade acadêmica.
Apresentou alguns modelos de Objetos de Aprendizagem.
- COMVIA que é Comunidades Virtuais de Aprendizagem . Definição de objetivos pedagógicos e tecnológicos, esquemas como mapas conceituais.
- Trabalho com projetos de aprendizagem interdisciplinares (veja figura)
- Trabalhos coletivos - com software desenvolvido pra trabalho em grupo, fazem vários protótipos antes da versão final.
- Trabalho com projetos de aprendizagem interdisciplinares (veja figura)
- Trabalhos coletivos - com software desenvolvido pra trabalho em grupo, fazem vários protótipos antes da versão final.
Disponibilizou alguns links:
http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/37-PB.pdf
http://www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos
http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/37-PB.pdf
http://www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos
A palestra foi considerada boa por todos os participantes e com apresentação de inovações para a Educação a Distância.
3 comentários:
Olá!
Eu também estive presente na palestra e foi muito positiva para aqueles que queriam ter uma noção sobre o que é objeto de aprendizagem.
Como também pesquiso o tema, fiz um levantamento semana passada dos principais endereços de repositórios de objetos de aprendizagem. Quem quiser conhecer, acesse :
http://julcirocha.wordpress.com/2009/05/21/repositorios-de-objetos-de-aprendizagem-disponiveis-na-internet/
Abraços
Julciane Rocha
Obrigado, Julciane, na hora em que você passou o link durante a apresentação, já jogamos no Twitter!
Olá!
Gostei muito da apresentação da Prof. Behar e gostaria muito de ter acesso à apresentação. Haverá essa possibilidade? Será disponibilizada nas "actas virtuais" do congresso?
Desde já um muito obrigada e os meus parabéns por toda a conferência.
Um abraço de além-mar
Maria João
Postar um comentário