quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Multiprogramação na TV Digital - recurso importante para a educação - vai ser decidida pelo congresso

A possibilidade da multiprogramação na TV digital vai ser decidida pelo congresso, informou o Ministério das Comuicações.

A TV digital possibilita que um canal seja transmitido a altíssima definição ou que vários canais, com menor definição e conteúdos diferenciados, possam ser transmitidos simultâneamente na mesma frequência de transmissão, enquanto que na TV tradicional (analógica) apenas um canal é transmitido em cada frequência.

Esta é, por exemplo, a estratégia da TV Cultura para a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), projeto de universidade virtual, a distância, que une as melhores universidades estaduais paulistas em um mesmo ambicioso projeto. A TV Cultura vai utilizar parte da faixa de transmissão digital para transmitir conteudos educacionais para polos e estudantes da UNIVESP.

A lei ainda não permite a multiprogramação. Atualmente, apenas o Governo Federal Brasileiro está autorizado a utilizar a multiprogramação. O Ministério da Comunicação, porém, tem autorizado a multiprogramação em carater cientifico e experimental, como no caso da TV Cultura.

Vários outras instituições também gostariam de utilizar a multiprogramação para fins educacionais e só devem poder fazê-lo quando e se o congresso federal autorizar o seu funcionamento. Vamos torcer que o congresso autorize o uso da multiprogramação, ferramenta essêncial para o uso educacional da TV digital!

Fontes:
1. Site Tela Viva - http://www.telaviva.com.br/News.asp?ID=131138

2. Agradecimentos à Cristina De Luca (primeira fonte) por informar sobre o assunto em seu Twitter. O twitter de Luca é http://twitter.com/DeLuca

0 comentários: