sábado, 23 de maio de 2009

Tarde de sábado do SENAED NO SL


Nesta tarde de sábado, tivemos a apresentação do programa e a confraternização do 7º SENAED no espaço do GP-Edu – Grupo de Pesquisa em Educação Digital na Ilha Unisinos.


A Profa. Eliane Schlemmer apresentou sua pesquisa sobre mundos virtuais, que surgiram na década de 90, inicialmente em 2D, e que agora existem os ambientes 3D, como Eduverse e Second Life. A Profa. Luciana Backes falou sinteticamente sobre o Eduverse, que foi seu objeto de pesquisa do mestrado.



No dia 25, a Profa. Luciana vai trabalhar somente com uma atividade relacionada a esta tema: Os processos de autonomia e de autoria na construção de mundos virtuais.

Clique para maiores informações: link

Foi um momento para tirar dúvidas sobre as tecnologias, programa, projetos envolvendo a tecnologia e a educação e de integração de pessoas de vários estados do Brasil e que estão interessados nestes avanços tecnológicos que podem ser integrados às práticas educativas.



O GP-Edu tem pesquisado sobre a influência destas tecnologias no agir docente. O que sempre se discute é que a geração digital está neste mundo conectado mas a escola ainda está começando a se mover neste ambiente. Poderíamos dizer que os professores que não fazem parte desta geração são imigrantes digitais e por isso precisam conhecer estes ambientes para poderem dialogar melhor com a geração digital.

1 comentários:

Cristiana Assumpção disse...

Eu acompanhei esse evento e foi muito interessante. Sou meio novata no Second Life, e ainda estou aprendendo muito. Foi o primeiro evento que participei que tinha muitas pessoas. Dá para ver que requere muita paciência e muitos ajustes, até todos acertarmos voz, áudio, etc. O que mais achei interessante foi que encontrei amigos da RL lá na SL (RL = real life e SL = second life). Esse mundo acaba sendo pequeno em qualquer realidade! :-)