terça-feira, 26 de maio de 2009

Potencializando processos de ensino e aprendizagem com o uso de tecnologias educacionais por Marta Maia





A palestra de Marta Maia (FAAP) foi muito dinâmica, nas palavras de quem estava assistindo e comentando via chat. Ela aconteceu no dia 26 de maio, entre 14:00 e 15:30h.

A ferramenta utilizada foi o Breeze, trasnmitindo a palestra via Webcast (vídeo por Internet). Moderando o chat e conversando com quem assistia estava o experiente Luciano Gamez.

Marta citou Confucio

"Eu ouço e esqueço
Eu vejo e lembro
Eu faço e compreendo"

E disse que os quatro pilares da educação, descritos na figura abaixo, são ainda mais imprescidiveis na atualidade.



Marta sugere usar as tecnologias e o poder das midias colaborativas para ajudar a trabalhar os quatro pilares.



Marta sugeriu procurar no You Tube por "aula chata" ou "aula maçante" e disse que os alunos filmam os professores escondidos pelo ceular e postam no you tube, mostrando a todos o professor e a cara de desinteressado dos colegas.

Lembrou também que a geração atual produz conteúdo, busca na Internet, tem celular, 100 canais de TV e muito mais. E que o ensino precisa se atualizar.

Disse também que existe o iTunes University, que reune gratuitamente no programa iTunes da Apple conteudos das melhores universidades do mundo em vídeo e audio.

Afirmou também que nas principais e mais caras universidades do mundo, nos cursos de MBA e pós-graduação, as classes estão vazias. Os alunos preferem estudar online




E finalmente Marta cita os Mitos da Tecnologias Educacionais




E termina com uma frase de Paulo Freire



1 comentários:

Cristiana Assumpção disse...

Obrigada por compartilharem de forma tão completa as palestras! Mesmo não conseguindo assistir as síncronas, sinto que pelo menos não perdi totalmente o que foi falado.
Um beijo!
Cris