quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projeto UCA - Um Computador por Aluno - O principal é desenvolver a aprendizagem e não o ensino.


Agradecimentos a Renata Aquino (http://twitter.com/renataaquino) e Diane Freire pela notícia.



"Nós observamos que levar a chamada cultura da informática para as escolas não é suficiente. O maior trabalho é a instalação dessa cultura", avalia o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Em artigo da revista Nova Escola, especialistas são unânimes em dizer que o essêncial não é a tecnologia, mas a maneira como ela é utilizada.

Os especialistas entrevistados pela revista dão as seguintes dicas para o uso das tecnologias na escola:

- Ninguém pode ficar de fora da inclusão digital na escola. A função do gestor e do professor é envolver todos nesse processo.

- Produza um site como um espaço de diálogo de toda a comunidade escolar. Divulgue nele as reuniões e os eventos para atrair a atenção dos pais e, com essa interação, promova debates sobre temas ligados à escola.

- Desenvolva as etapas passo a passo nesse tipo de projeto, fazendo o planejamento e compartilhando o registro com a comunidade escolar. É muito importante garantir a noção de coletividade.

- Permita que os pais acompanhem a vida escolar dos alunos, crie grupos de aprendizagem e ofereça a formação continuada aos professores - tudo via internet. Como os encontros presenciais são cada vez mais difíceis hoje em dia por causa da falta de tempo, aproveite a tecnologia para promover essas reuniões virtuais.

Fonte: Revista Nova Ecola. Acesse o artigo completo em:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/conexao-faz-diferenca-mesmo-423635.shtml


1 comentários:

Renata Aquino disse...

Oi André! Obrigada também pelo crédito. O blog do Gestão Escolar e Tecnologias também agradece.