quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aconteceu nas Assíncronas: Design de Atividades de Aprendizagem na EAD

Para o prof e coordenador da atividade Antonio Simão Neto modalidades distintas de curso requerem designs diferentes. A busca de uma pedagogia inovadora para a educação a distância demanda atividades de aprendizagem que ultrapassem os clássicos exercícios de compreensão e fixação de conteúdos, voltados para a memorização de dados e informações.
Há ainda a necessidade de trocas comunicativas que vão além dos debates em fóruns e chats de vida curta, pois não são integrados com atividades que lhes confiram sentido. Ainda assim se espera que os alunos façam os exercícios com entusiasmo e participem dos debates com contribuições sempre inteligentes, articuladas e criativas
Segundo Simão muitas propostas pedagógicas de EAD reproduzem o tradicional instrucionismo, que se propõe a ensinar expondo os alunos aos conteúdos. “É claro que as atividades de aprendizagem em propostas instrucionistas não podem ir além dos exercícios de fixação/ memorização e dos debates frios, obrigatórios: não se espera que gere ou promova atividades de análise crítica, cooperação, criatividade e outras que superem do que demanda o ensino transmissivo”
Durante a atividade desenvolvida no 7º SENAED os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar temas como: Design, Design Instrucional e Design de Atividades de Aprendizagem (Conceitos. Aproximações e distinções. Design e didática da EAD); O Design de Atividades de Aprendizagem na EAD (Como tem sido feito (crítica). Como pode, ou deveria, ser feito (visão). Um caminho para ser realizado (proposição)); Uma Tipologia de Atividades de Aprendizagem e Fizeram a analise de
Quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto fale com Antonio Simão Neto
Instituto INTERFACES - Curitiba – PR simao@interfaces.org.br

0 comentários: