quarta-feira, 3 de junho de 2009

Aconteceu nas Assíncronas: Gestão de Projetos e Cursos a Distância: desafios para uma equipe multidisciplinar


O objetivo da atividade “Gestão de Projetos e Cursos a Distância: desafios para uma equipe multidisciplinar” era abordar os principais aspectos, dificuldades e potencialidades presentes na gestão de EAD, trazendo à luz das discussões iniciativas e soluções interessantes de serem compartilhadas.
A atividade contou com cerca de 137 participantes e teve a coordenação de Robson S. da Silva e Rita de Cassia Borges de Magalhães Amaral. Para mostras o quanto foi interessante a discussão sobre o tema a webradio ABED apresenta para vocês um dos wikis desenvolvidos durante a oficina.
A seguir o wiki:

Gestão de Projetos em EAD
VISÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EAD
Pensar em estratégia é algo que deve configurar a rotina de um gestor e nas instituições de ensino, esse também é um fator determinante de sucesso no processo de ensino e aprendizado.
Durante muitos anos autores, filósofos, educadores e cientistas discordam sobre as formas de gestão em uma instituição de ensino. Muitos acreditam que a escola não deve ser comparada a uma empresa; e nem tão pouco, sua gestão deverá copiar os modelos da Administração.
Sabemos que não há como chegar a um objetivo sem uma direção, sem uma visão que nos proporcione caminhos mais certeiros; assim, ter estratégia e visão é uma competência essencial ao gestor educacional. A definição de planos de ação, de conhecer sua equipe, de saber aproveitar seus recursos físicos, tecnológicos e intelectual; é o alicerce da rotina gerencial.
Liderar pessoas é um desafio e tanto para a EAD, visto que a equipe além de ser multidisciplinar, ela é global; pode se ter um tutor atuando em Manaus, um docente-conteudista atuando em Santa Catarina, etc. Reunir pessoas com perfis diversos, formação variada, culturas diferentes, não é tarefa simples. Mas o gestor é um líder, e como tal deve saber lidar com a diversidade, saber planejar, saber motivar e INTEGRAR (Essa é a palavra de ordem!) as pessoas. Kotler (1975), conceitua o planejamento estratégico da seguinte forma: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.
Andreza (Liderar implica em influenciarmos a equipe a fim de que consigamos o objetivo proposto e este desafio é imenso no que tange a EaD. )
Devido ao caráter multidisciplinar de uma instituição de ensino, o foco estratégico do gestor é fundamental para o cumprimento da missão de uma IES.
"O todo é mais do que a soma de suas partes" - Aristóteles.
Não adianta ter visão sem ação, e ação sem planejamento.
Cristiane Zamara
Concordo com você Cristiane, não dá para gerir em EAD sem o planejamento das estratégias de ação e execução dos programas a serem utilizados nos cursos. Esses precisam ser pensados de maneira ampla e participativa.
Silvânia Santana Costa
sem dúvida qualquer gestão ead exige a elaboração de um planejamento consistente com a realidade organizacional. mas esse planemento deve ser fundamentado numa metodologia bem definida e compreendida por todos os participantes.
acredito, as caracteristicas estruturais/funcionais das ações educacionais, que a metodologia de projetos é a mais adequada para o planejamento e a gestão ead.
=>bruno sérgio
Rita Borges
Cabe refletirmos nesse sentido sobre a questão da Planejamento. Penso que o Planejamento deve ser entendido como estratégias que podem ser construídas para se obter um desempenho superior à média, criando e desenvolvendo uma posição exclusiva e sustentável nos processos de gestão da EaD. Na fase do planejamento deve se considerar como a descrição dos objetivos de aprendizado que permite o desenvolvimento de um plano de avaliação que possa indicar como o curso ou programa será considerado e como o aprendizado será medido.
Planejar significa buscar o compromisso de todos os que participarão da ação. Quando todos os colaboradores e educadores participam desta etapa, as medidas previstas tornam-se mais fáceis de serem executadas. Robson S Silva
A Gestão em EAD precisa levar em conta a convergência tecnológica. Utilizar as mídias integradas com uma concepção colaborativa e democrática de participação é muito importante para o sucesso de um projeto, haja visto
experiências como a Web Rádio ABED. (Renata Aquino)

0 comentários: