terça-feira, 28 de julho de 2009

Educação Superior Indígena e Ensino da Computação no WCCE

Pesquisadores da UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso) trouxeram ao WCCE informações sobre um programa oferecido aos povos indígenas, denominado inicialmente de 3º Grau Indígena - as discussões iniciais ocorreram em 1997 envolvendo povos indígenas , órgãos governamentais e não governamentais.

Em 1999 o programa foi incorporado pela Universidade do Estado do Mato Grosso e inicialmente foi sediado no Campo de Cárceres. Depois recebeu o nome de Projeto de Formação de Professores Indígenas – 3º Grau. Em 2001, iniciou-se as aulas para a 1ª Turma dos Cursos de Licenciatura Específica para a formação de Professores Indígenas.

Em 2009, em conseqüência aos seus estudos, os professores indígenas puderam dar início ao curso de Especialização em Educação Escolar Indígena.
Dentro desse projeto, se inclui, a pedido dos alunos indígenas, um curso de computação, porque eles acreditam que o computador será uma ferramenta indispensável para a vida moderna em suas comunidades.

Sendo assim, o referido curso de formação do professor indígena passou a oferecer condições técnicas necessárias para que eles entendam como e porque integrar o computador em sua pratica pedagógica e também consiga superar barreiras de ordem pedagógica e administrativa.
O público contemplado nesse curso abrange 32 etnias do Mato Grosso, dentre elas Aiiaká, Ikîpeng, Mebêngokrê, Karajá, dentre outras.

0 comentários: