quinta-feira, 30 de julho de 2009

Litto fala sobre os crimes cometidos em nome da EAD

O professor Frederic Litto, presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), falou hoje sobre os crimes cometidos em nome da EAD em palestra de abertura do WCCE (9º Conferência Mundial de Computadores na Educação). Esta foi a segunda participação do professor no WCCE, tendo ontem participado de um Simpósio sobre as tendências da EAD no Brasil e no mundo.

Para Litto, um dos maiores crimes associados à EAD são os falsos diplomas. De acordo com números do Congresso ABED, já chegam a 1 milhão o número de diplomas falsos no mundo.

Litto deu algumas dicas para reconhecer uma instituição que vende um falso diploma:

* A falsa instituição usa nomes parecidos aos de instituições consagradas. Ex.: Oxford (consagrada) e Oxxford (falsa).

* A falsa instituição põe ilustrações ou imagens de seus diplomas online

* A falsa instituição cobra pelo diploma, e não pelas aulas

* As bandeiras de cartões de crédito para efetuar o pagamento são visíveis no site. Só o fato da falsa instituição aceitar cartão de crédito para pagamento já é suspeito.

* A falsa instituição indica abreviações de textos ou livros consagrados que podem estar disponíveis online, na forma de apostilas, sem referências bibliográficas.

* A falsa instituição diz que a experiência profissional do candidato é suficiente para diploma. Até existem programas de certificação de experiência profissional em outros países mas são necessários diversos parâmetros para que isto aconteça.

Litto concluiu lembrando que é muito importante que a EAD tenha parâmetros de qualidade no Brasil. Com as dimensões de um continente, o país precisa de mais acesso à educação mas há diversas características que asseguram a qualidade e devem ser notadas. Bem como as características das falsas instituições, que ficam cada vez mais claras.

2 comentários:

Dr.Valter disse...

1-Uma instituição que facilite o pagamento por cartão não implica em falsidade. Será que aluno só tem valor se pagar em dinheiro vivo?!!?!?
2-Venda do certificado: a propria ABED coloca valor na emissão (venda) de seu cerificado:http://www2.abed.org.br/noticia.asp?Noticia_ID=434 - no caso R$500,00
Sem hipocresia, escola, apesar dos ideais, ainda é uma empresa que deve ser lucrativa.

Renata Aquino disse...

Em nenhum momento, a matéria fala que o palestrante condenou tais práticas por si. A crítica foi relacionada a falsas instituições que apenas recebem pagamento e emitem certificado de cursos lecionados sem a existência dos tais cursos.

[]s