segunda-feira, 30 de novembro de 2009

16o CIAED acontece de 31 de agosto a 03 de setembro de 2010

Do Informativo ABED:

16o CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
"Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes
Centrais para Eficácia na EAD"
31 de agosto a 03 de setembro de 2010 - Foz do Iguaçu - Paraná

A expansão superaquecida da EAD nos últimos anos tem criado uma força de trabalho no Brasil de aproximadamente 30.000 integrantes. Provindo das mais variadas formações, desde medicina até música, da matemática até a metrologia, esses profissionais trazem uma grande riqueza de pontos de vista a propósito do processo ensino-aprendizagem, uma atividade humana sobre a qual quase tudo está aberto a debate e a perspectivas diferentes.

Desde que opiniões sejam munidas de evidências comprobatórias, quanto mais diversidade de conhecimento circula entre os profissionais, melhor será a prática da EAD. Felizmente, existem muitos caminhos para ser obter resultados bem-sucedidos na organização de programas de aprendizagem a distância.

Consideramos que os três ingredientes básicos compondo programas de EAD são conteúdo (o conhecimento em si e o seu arranjo eficaz), apoio ao aluno (tanto pelos profissionais, professores e seus apoiadores, quanto pela tecnologia), e certificação do conhecimento (maneira de avaliar a apropriação do saber pelo aprendiz e a outorga de um documento comprobatório), então seu sucesso está na integração sagaz e bem-testada desses ingredientes.

A organização de todos os elementos, os pesos, ênfases e valores atribuídos a eles, distinguem um programa de outros. Idealmente, cada programa de EAD deveria ser um pouco diferente e distintivo. Docentes e coordenadores responsáveis para sua elaboração devem dar um toque de originalidade e criatividade que reflita suas idéias educativas. Embora possa tomar de empréstimo características de outros programas, nacionais e internacionais, o importante é que a "filosofia da instrução e aprendizagem" de cada instituição seja amplamente divulgada, e constantemente reavaliada através de pesquisa, para garantir sua atualização.

O 16° CIAED será uma oportunidade ímpar para a apresentação de trabalhos científicos, e divulgação de experiências práticas, relatando a integração dos diferentes elementos que compõem o fenômeno denominado EAD em diferentes abordagens, nacionais e internacionais.

1 comentários:

Unknown disse...

Tenho certeza que o 16º CIAED será tão rico em troca de conhecimento como foram os últimos Congressos.

Abraços! E estão linkados no nosso novo blog, nos visitem!

http://delinea.com.br/blog/