Hoje no 16o CIAED foi retomada uma questão que tem atraído cada vez mais alunos e professores: os recursos educacionais abertos e os cursos abertos.
Os recursos educacionais abertos foram abordados por Carina Bossu, docente pesquisadora da University of New England - Austrália. Para Carina, os recursos educacionais abertos (OERs ou REAs) crescerão cada vez mais pois além de promoverem o acesso ao conhecimento, estão prontos para o aprendizado independente, que é muito buscado atualmente.
Os OERs ou recursos educacionais abertos podem ser desde um artigo até um curso completo e podem ser distribuídos livremente e até modificados.
Foi apresentado também o trabalho da FGV que realiza cursos abertos dentro do modelo Open Courseware Consortium do MIT (OCW). A FGV descobriu que os cursos abertos tem sido acessados por diferentes perfis inclusive jovens provenientes do ensino médio. Importantes para o aperfeiçoamento profissional, os cursos também são acessados por profissionais em grandes centros urbanos.
O OCW, assim, é o Open Courseware ou o curso aberto dentro do modelo criado pelo MIT que a FGV também utiliza no Brasil.
Para conhecer os cursos da FGV acesse http://www.fgv.br/fgvonline e clique em cursos gratuitos.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário