terça-feira, 1 de março de 2011

8° SENAED Seminário Nacional ABED de Educação a Distância





“Convergência” é um termo usado cada vez com maior frequência para se referir à aproximação crescente entre duas ou mais entidades ou fenômenos, levando a uma provável sobreposição ou fusão entre eles. Independente da sua taxa ou velocidade de aproximação, é possível observar que as suas “barreiras de entrada” estão diminuindo, e que, num processo de evolução, algo novo, composto de elementos antes separados, está emergindo. Por exemplo, temos a convergência por meio da qual várias tecnologias com funcionalidades distintas estão se juntando, para formar um sistema inovador, como, por exemplo, as indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações, mídia e produtos eletrônicos destinados ao consumidor. Ou, ainda, no caso de telecomunicações, a fusão cada vez maior de telefonia, televisão e computação, levando à oferta de serviços múltiplos por um fornecedor único.
 
Em aprendizagem a distância, ou educação flexível, já é possível observar a tendência de fusão por parte de instituições de ensino e entidades corporativas, uma vez que os desafios que elas enfrentam são similares, senão iguais: tecnologia, pedagogia, avaliação do aprendiz, preparação de recursos humanos (para criar e manter programas de estudo), bem como aspectos específicos de gerenciamento, finanças, legislação e propriedade intelectual.

A aprendizagem na instituição pós-secundária está cada vez menos humanística e mais profissionalizante; a aprendizagem na empresa ou órgão governamental está cada vez mais dedicada a questões mais abstratas (como ética, transparência e responsabilidade social), diminuindo a exigência de conhecimentos práticos como estatística e cálculos financeiros, já que temos disponíveis as ferramentas de informática para resolver questões nessas áreas. 

Quer dizer, a universidade está progressivamente similar ao departamento de treinamento da organização, enquanto esta parece cada vez mais com uma universidade. Isso é conveniente? É inevitável? O processo oferece oportunidades? Oferece perigos? Colocando de lado os preconceitos históricos envolvidos nessa discussão, e considerando a possibilidade de a aprendizagem a distância vir a ser o primeiro setor educacional afetado significativamente por essa convergência, vamos perguntar: qual a probabilidade de a EAD possuir as características que conduzirão ao sucesso nas novas demandas da “ecologia de conhecimento”? Com a aproximação das duas comunidades mantidas distintas até agora, quais são as primeiras evidências dessa convergência? Será que vai ser bom para alguns e não para outros? Se nós não questionarmos o presente e não estudarmos o nosso próprio futuro, teremos que aceitar o que vier. 
 
Prof. Dr. Fredric Michael Litto Presidente da ABED

 Programação Preliminar

• Consuelo Fernandes - Avaliação para EaD;
• Eliane Schlemmer - Dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem aos Mundos Digitais Virtuais em 3D: o que se mantêm e o que se modificou no contexto da EaD?
• Ivete Palange - Matéria Didático para EaD: Texto impresso, tablet, hipermídia : uma metamorfose ambulante;
• Léa Depresbiteris - Competência em EaD;
• Marcos Resende Vieira - Implantando uma universidade corporativa de sucesso;
• Marta de Campos Maia - Gestão em EAD: planejamento, estudo de viabilidade e implantação;
• Martin Restrepo - M-learning curso prático;
• Antonio Cassimiro Preto de Souza (aguardando confirmação)
• Vani Moreira Kensky - Design Instrucional;
• Representante do Ministério da Educação(aguardando confirmação)
 
Inscrições
Via Internet no site da ABED: http://www2.abed.org.br/seminário2011
Patrocínio:


1 comentários:

Prof.: JOSÉ CARLOS disse...

Vim conhecer seu espaço e gostei muito! Muito seleto e diversificado. Parabéns. A educação é a base do ser humano para sua vida em sociedade e para uma vida feliz. Também sou educador e vejo que nossa base holística é o caminho mais ameno a seguir, repleto de aprendizados diários em rumo a uma qualidade de vida equilibrada.
Obs: Me tornei seu seguidor.
Prof. José Carlos
http://projetosead.blogspot.com/