domingo, 14 de setembro de 2008

Cerimônia de abertura do congresso

Foi supreendente chegar ao auditóro e encontrar uma banda escocesa, com todos seus integrantes vestidos com o tradiconal kilt -- entre eles o prof. Litto, que presidiu a mesa do evento vestido assim. Uma ótima abertura.

Em seu discurso de abertura o professor Litto destacou alguns números: já temos 2,5 milhões de alunos em cursos a distância no Brasil, com cerca de 300 cursos de graduação já autorizados pelo MEC. E provavelmente este congresso ultrapassará mil participantes inscritos, quando forem computados os inscritos ao longo do dia de hoje.

Um destaque na cerimônia de abertura foi a apresentação do projeto UNIVESP, Universidade Virtual do Estado de S. Paulo, envolvendo as universidades estaduais, com a participação da UNIVESP-TV operada pela TV Cultura através de canal digtal, para oferta de graduação e pós-graduação a distância. Já não era sem tempo: a despeito de ser o estado economicamente mais desenvolvido do país, somente agora o governo estadual se mobiliza para a oferta de cursos de graduação a distância à população do estado -- um atraso de uns 10 anos pelo menos em relação a outras unidades da federação que finalmente agora começa a ser revertido.

1 comentários:

Renata Aquino disse...

Pois é, a UNIVESP realmente pode ser considerado um marco da EAD no Brasil e os números citados pelo prof. Litto só encorajam a investir cada vez mais na área. Bem apontado, caro Wilson.