A palestra de abertura desta manhã é de Anne Gaskell, responsável pela educação continuada dos tutores da Open University. E fala sobre avaliação de cursos e controle de qualidade, um desafio importante numa universidade a distância como a Open, pois por ser a distância ela desde o início precisou vencer resistências exibindo critérios de qualidade até mais rigorosos que os usualmente aplicados por instituições presenciais.
Os cursos da Open são, desde o momento de sua concepção, acompanhados por observadores externos que avaliam e fornecem feedback para correção de problemas e aperfeiçoamento dos cursos. E também são acompanhados e avaliados pela agência britânica de controle de qualidade.
A performance dos tutores é também acompanhada internamente pela universidade, através de visitas aos pontos presenciais de apoio e aos foruns de discussão online dos cursos. Também os alunos são ouvidos e pesquisados para saber como avaliam a atuação de seus tutores. Anne mostrou o resultado da última avaliação que exibe um percentual de mais de 90% de satisfação dos alunos com a atuação dos tutores da Open.
Desta experiência de décadas de avaliação e acompanhamento rigoroso de qualidade na Open ela destaca que o processo precisa estar inserido na própria maneira como a instituição faz o seu trabalho, isto é, é preciso que a avaliação seja feita mas seja usada, incorporada no próprio processo de criação, desenvolvimento e oferta dos cursos, com uma forte atenção ao feedback dado pelos próprios alunos.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Olá Wilson,
Saiu uma matéria no The Guardian há algum tempo atrás que acredito complementar de certa forma esse texto e se me permites, gostaria de passar o link:
http://www.guardian.co.uk/education/table/2008/sep/11/students.highereducation
A matéria mostra que a The Open University, que oferece apenas cursos a distância, ficou em terceiro lugar em satisfação dos estudantes em uma pesquisa feita aqui na Inglaterra, ficando na frente de universidades renomadas e tradicionais do Reino Unido, como Oxford e Cambridge, que por sua vez se dedicam ao ensino presencial.
Eu passei por um processo de avaliação desse que a Anne Gaskell se refere, como turora, e foi muito gratificante poder ter o feedback dos alunos. Sem dúvidas concordo com ela que a avaliação do curso é algo que deve ser implementado dentro do projeto de criação do curso.
Muito legal o texto e o trabalho de vocês aqui nesse blog !
Um abraço,
Lys
Postar um comentário