Para explicar sobre a chegada da Universidade Aberta do Brasil na Cefet-SC, Julio César da Costa Ribas apresentou o tema A implantação da educação a distancia, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil, Cefet-SC: caminhos e percursos. Para Julio César os cursos a distancia, fornecidos pela instituição, eram técnicos, de especialização e semi-presenciais. Além disso, o professor, também era o tutor.
Com a entrada da UAB foram estabelecidos padrões de qualidade e relacionamento. De acordo com a autonomia dada pela instituição de ensino. “Para chegar nos moldes atuais foi uma dor de cabeça...” afirma Julio César.
A medicina e psicologia estão sendo estudadas para aplicação também no ensino a distância. Paula Ramos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou o tema Pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual para o ensino de medicina e psicologia: uma análise preliminar do processo de design.
Segundo Ramos, o ambiente desenvolvido permite à pacientes e professores acesso ao conteúdo. O paciente com informações mais restritas. O professor com a função de gerenciar o acesso. Essa relação permite uma relação harmoniosa, decidida em conjunto. Segundo Paula Ramos, os pesquisadores podem se beneficiar dessa situação.
No tema Comunidades de Aprendizagem – uma vivência no ensino de Pós-graduacão, Marcelo Pupim Gozzi, da Universidade de São Paulo – USP, destacou a importância de aprender utilizando um ambiente virtual de aprendizagem.
Segundo Marcelo, não importa qual seja o ambiente de aprendizagem, o resultado será positivo. “Pode ser o Moodle ou o Teleduc, tanto faz, eles servem de acesso ao cyber-espaço, que proporcionam métodos para o aprendizado” conclui.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
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