sábado, 30 de maio de 2009

Aconteceu nas assíncronas... Redes Sociais e didática on-line

Redes Sóciais e didática on-line foi a comunidade criada para o 7º SENAED com o objetivo de explorar as as potencialidades de softwares sociais, como o próprio Orkut, nos processos pedagógicos, especialmente na educação a distância.
Um dos fóruns criados para discussão foi o Desmitificando o ORKUT.
A WEBRADIO ABED escolheu alguns dos post para que você veja o que foi discutido. Leia-os a seguir:
Senhorita : Gostaria de começar com uma questão que muito me fazer pensar: vejo uma preocupação muito grande da maioria da escola sobre o uso do Orkut nos laboratórios de informática.Para alguns devem ser liberado com restrições, para outros não devem liberar o acesso. Por que será que ainda vamos continuar insistindo nessa oposição?
o rkut já faz parte da cultura igital de nossos alunos de maneira natural, eles não separam escola da rede, sao na sua maioria hipertextuais, articulam as tic m seu cotidiano para resolver várias situações. Por isso gostaria de começar com a seguinte questão: como podemos naturalizar o Orkut em nossas práticas educacionais sem a tradicional separação de entretenimento x educacão.
João Telma, em um curso que fiz na Boise State University no semestre passado, YouTube for Educators, a mesma questão foi debatida em relação ao YouTube, principalmente se pensamos em integrar vídeos às nossas aulas. Quase sempre, mesmo nas instituições norte-americanas, o YouTube é bloqueado nas escolas. Ou seja, tiramos os alunos do seu habitat, criamos essa diferenciação que você menciona, entre educação e entretenimento, e impossibilitamos os professores de usarem um recurso poderosíssimo em aula. Eu mesmo estava dando um curso de pós-graduação no semestre passado, para professores de uma escola, e pedi para o TI da escola desbloquear o YouTube. Primeiro eles deram risada, depois disseram que não dava, eu insisti pois disse que iria utilizar durante a aula (que durava um sábado todo), depois disseram que daria, mas aí fizeram uma reunião rápida e disseram que era impossível. O que não falar então do uso de games em educação?
Cristiana E a questão da segurança e da idade?
Eu concordo plenamente no uso dessas ferramentas na escola, até promovo. Mas os cuidados que tivemos que cuidar foi em relação à idade (o Orkut é proibido para menores de 18 anos - nós como instituição não podemos fazer projetos com alunos que claramente estariam infringindo a lei ao mentir a idade), e a outra questão que temos que tomar cuidado é com a exposição da imagem de nossos alunos, que como menores, só os pais podem autorizar. Pedimos a autorização, mas buscamos soluções que protejam as crianças (os pais têm medo de sequestro, ou de bullying ou pedoflia...).
Lidar com menores de idade é um fator que complica a adoção livre das ferramentas disponíveis.
Como acreditamos imensamente que o aluno tem que aprender a usar todas as ferramentas de forma responsável e segura (educar ao invés de proibir), nós criamos nosso próprio ambiente. Mas adoraríamos simplesmente poder usar o que já está pronto e muito bom, feito pela Google. E as escolas que não têm acesso a pessoas capazes de criar seus próprios ambientes fechados? Adoraria achar a solução ética e legal para menores, para que todas as escolas estivessem dando aula aqui dentro, e com youtube, e com jogos, e com tudo que tem de bom hoje. Sugestões?

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