segunda-feira, 27 de julho de 2009

MSN em Portugal e Liderança em tecnologia na Malásia

Uma das sessões do WCCE esta manhã discutiu o tema inovação e criatividade nas escolas.

Dennis Harper, pesquisador americano na Malásia, apresentou o trabalho "Malaysian Student Technology Leaders - A nationwide effort to prepare students to support technology". A Malásia criou um programa com certificação do ministério da educação do país para que os alunos virassem "líderes em tecnologia", responsáveis pela introdução da tecnologia em suas escolas e até mesmo pela consultoria tecnológica de professores. Dennis trouxe uma foto da cerimônia de formação destes educadores. Como a Malásia é um país muçulmano, a platéia era dividida em homens de um lado e mulheres do outro. Um mar de véus azuis de alunas da Malásia receberam seus diplomas nesta cerimônia.



Teresa Castro, da Universidade do Minho, trouxe uma pesquisa sobre o uso do MSN entre crianças nas escolas de Portugal. "When the keys speak, the words stay silent - the use of mobile phones and messenger service by children of the 5th and 6th grade in the district of Braga (Portugal)" foi o trabalho apresentado. A pesquisadora mostrou que as crianças preferem utilizar MSN e integram com seus celulares. Também há um desprezo ao email, considerado muito complexo e formal. Veja a apresentação de Teresa aqui no blog.



Foram apresentados também dois trabalhos brasileiros com números sobre inovação nas escolas.

Deller Ferreira, Gilberto Lacerda - Online discourse analysis in collaborative ill-structured problem-solving for innovation

Vinícius Kern, Luciana Saraiva, Eugênio Braz - Emergo: academic performance assessment and planning with a Data Mart

0 comentários: